segunda-feira, março 19, 2007

Sobre Carlos Gomes

Dica de leitura sobretudo para iniciados em música erudita:

A obra instrumental do compositor Carlos Gomes é o foco do livro Muito Além do Melodramma: Os Prelúdios e Sinfonias das Óperas de Carlos Gomes (Editora Unesp, 319 págs.), do regente de orquestra, professor e pesquisador Marcos Pupo Nogueira. A seguir, teechos selecionados do release da editora:

"Concentrando-se nas formas sinfônicas das óperas de Carlos Gomes, o autor as compara com obras do mesmo gênero compostas entre 1861 e 1891. Uma reavaliação crítica na qual são estudados os diálogos estabelecidos por Gomes não apenas em relação à obra de Verdi e Wagner, mas também com as de Rossini, Bellini, Meyerbeer e até mesmo Haydn.
Nogueira parte da premissa que a produção sinfônica de Carlos Gomes ia além do que exigia o padrão musical do “palco lírico italiano” no período analisado e chega à conclusão que “Gomes quer explicitar na forma sinfônica a integração motívica entre os temas”, construindo assim uma estrutural orquestral “autônoma e coesa”.
Repleto de trechos de partituras que servem como suporte do que está sendo discutido, o livro integra a crítica histórica com a análise da linguagem musical".

Nenhum comentário: