domingo, maio 20, 2007

O mito em aberto

Cartola, o filme, tinha tudo para ser talvez o longa-metragem de autores pernambucanos mais linear e, dado o respeito que tem o protagonista, uma unanimidade. Entretanto, tem gerado mais polêmica do que poderia se esperar, com o público dividido sobre haver ou não gostado do que viu na tela. Com base no trabalho, na repercussão que ele tem tido e em alguns depoimentos dos autores - Lírio Ferreira e Hilton Lacerda -, acredito que estes pagaram para ver o que aconteceria se fizessem uma obra fora do padrão sobre um personagem idem, porém, em sua condição de mito, intocável.
A principal questão passa por contar a história de Cartola sem contar sua história. O filme é meio um quebra-cabeça que relata fatos da história do cantor e compositor, e o espectador vai montando o perfil conforme seu próprio repertório. Os menos iniciados na Sétima Arte - e em Cartola - certamente estranham a passagem escura, que simboliza o hiato na vida do artista. As imagens de arquivo também estão longe da primazia pela forma, entretanto, sobressai pelo conteúdo.
Estamos nos acostumando (ainda bem) a ver documentários impecáveis no trato da imagem e do som, porém, não estamos em Hollywood, onde a tecnologia de ponta é capaz de recuperar milagrosamente arquivos deteriorados. E quer saber? Esteticamente, o que há de imagens ruins em Cartola combinam com a narrativa que retrata não apenas a vida de altos e baixos do artista, como um Brasil não menos irregular, tomado por golpes, de contrastes entre riquezas naturais e um morro que todo o mundo hoje diz que precisa ser respeitado como tal, com deficiências, mas que, lá nos anos 60, Carlinhos Lyra & Guarnieri já diziam com propriedade: “Feio não é bonito/ o morro existe, mas pede pra se acabar”.
Para um autor, a obra vai além de seu propósito quando ela provoca discussão, incita o debate. Cartola, o filme, a exemplo de seu protagonista, tem esse dom.

sábado, março 24, 2007

Enterrei meu coração



O coração partido
arranquei do peito
e tive que enterrar. É de lei.

Na lápide escrevi:
"Aqui jaz meu coração.
O resto vem depois".

segunda-feira, março 19, 2007

Sobre Baixio em Toulouse


Baixio das Bestas (foto), do pernambucano Cláudio Assis, e A Casa de Alice, de Chico Teixeira, são os representantes brasileiros na disputa pelo grande prêmio Coup de Coeur do Festival de Toulouse, que acontece até 25 de março, naquela cidade do sul da França.

Dois longas-metragens argentinos (Ciudad en Celo, de Hernán Gaffet; e La Marea, de Diego Martínez Vignatti), dois mexicanos (El Cobrador, de Paul Leduc; e Familia Tortuga, de Rubén Imaz Castro) e um cubano (Madrigal, de Fernando Pérez) completam a seleção latino-americana da mostra competitiva.

O festival também realiza o evento paralelo 19º Encontro de Cinema da América Latina, que inclui a exibição de quase 200 filmes. Há mostras dedicadas a atores e diretores afrobrasileiros, e ao cineasta chileno radicado na França Raúl Ruiz. E ainda as mostras Descobrimento, dedicada a primeiros filmes, e Panorama, que pretende apresentar um resumo da da atual cinematografia latino-americana.

Sobre o fim de uma revista

Fernando Vasconcelos traz em seu site, o Kinemail (www.kinemail.com.br), entre vários outros textos sobre o mundo da Sétima Arte, a triste notícia do fim da revista Premiere, com comentários de Rodrigo Carreiro e Kleber Mendonça Filho.
Para quem não conhece o site, que começou como uma newsletter e semanalmente comenta as estréias de cinema, é uma boa oportunidade para conferir.
Site da revista: http://www.premiere.com/

Sobre o início de uma revista

O site de cultura pop Omelete virou revista.
Em sua estréia, traz 12 das 64 páginas voltadas ao filme 300. Único veículo da América Latina a visitar o set de filmagem do épico baseado na obra Os 300 de Esparta, de Frank Miller & Lynn Varley, a Omelete entrevistou o diretor Zack Snyder, os produtores e o elenco, incluindo o ator Rodrigo Santoro, que interpreta o rei Xerxes.
Essa edição traz ainda uma matéria sobre a nova série de TV Heroes, um guia de como acompanhar Lost, a moda e a música no filme Maria Antonieta, a novidade musical do momento The Good The Bad And The Queen, análises sobre o mercado de quadrinhos nas livrarias e uma comparação entre o cinema digital e a película, o que é necessário para entrar na Faculdade de Videogames, Second Life, House, sugestões de papo para boteco, uma matéria em forma de quadrinhos e um revival sobre a série de animação Speed Racer.
Por enquanto, só é possível encontrar a revista nas bancas de São Paulo e Rio de Janeiro. A tiragem é de 20 mil exemplares e o preço é R$ 8,90.

Sobre o blog do Mauro

Aviso no meu e-mail: novas e boas no blog Notas Musicais, do jornalista carioca Mauro Ferreira.
O link (que estou incluindo na lista da barra ao lado) é o seguinte:
http://blogdomauroferreira.blogspot.com/

Sobre os festivais da Petrobras

A Petrobras anunciou que vai patrocinar 23 festivais de cinema escolhidos entre 87 inscritos na seleção pública do Programa Petrobras Cultural - Edição 2006/2007.
Em Pernambuco devem ser realizados a itinerância do 14º Festival do Minuto/2º Festival do Minuto Universitário e do Videobrasil 2007-2008.
Vale lembrar que a Petrobras já apóia 13 festivais no País, que são os patrocínios que ela chama de "continuidade" nesse segmento. Entre eles, o Cine PE: Festival do Audiovisual de Pernambuco.
Mais informações no site:
http://www.noticiaspetrobras.com.br/default.asp

Sobre o É Tudo Verdade

Quando o É Tudo Verdade: Festival Internacional de Documentários vem para Pernambuco ainda não se sabe. Confirmadíssimo ele está para acontecer em São Paulo, de 22 de março a 1º de abril; Rio de Janeiro, de 23 de março a 1º de abril; Brasília, de 3 a 15 de abril; Campinas: de 9 a 15 de abril; e Porto Alegre: de 23 a 29 de abril.
Este ano, em parceria com a Petrobras, o evento promove o debate O Documentário no Brasil Hoje. No Rio, o encontro acontece no Cine Odeon BR, no próximo sábado, às 11h, com a participação de Vladimir Carvalho, Matias Mariani e Carlos Alberto Mattos; em São Paulo será no Centro Cultural São Paulo (CCSP), dia 27 deste mês, no mesmo horário, com as presenças de Kiko Goifman, Aloísio Raolino, Luiz Carlos Merten e Sérgio Rizzo.

Mais informações no site:
www.etudoverdade.com.br

Sobre Roger Waters no Rio


O site Rio Fanzine tirou a dúvida de quem ainda não tinha certeza se Roger Waters tocaria ou não no Rio de Janeiro, até pela proximidade da data (sexta-feira que vem, dia 23). Pois, quem tiver alguns trocados no cofre do porquinho, vale dar um pulo na Praça da Apoteose, para conferir a recriação de Waters para o antológico álbum The Dark Side of the Moon, de sua antiga banda, Pink Floyd.
Vale ressaltar que durante a música Sheep, um porco inflável sobrevoa o palco. Em função disso, Waters pede para que grafiteiros locais trabalhem sobre o corpo do boneco. No Rio, foi escolhido o grafiteiro Márcio "Piá" Ribeiro, do coletivo Flesh Beck Crew.
O Rio Fanzine está recolhendo sugestões para o que deve ser escrito no porco de Waters.
Confira o que já rolou pelo mundo afora durante a turnê e dê sua opinião no link:

Sobre o Tribeca Film Festival

O Tribeca Film Festival, evento do cinema que leva o nome da produtora do ator Robert de Niro, anunciou os competidores da edição deste ano, que acontece de 25 de abril a 6 de maio. Serão mostrados 159 longas-metragens e 85 curtas de 41 países. Em competição, são 34 longas de 25 países. Entre estes, representando o Brasil, estão a ficção O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias, de Cao Hamburger, e o documentário Santiago, de João Moreira Salles.

Dando uma geral na programação, além dos brasileiros, chamaram-me inicialmente a atenção dois longas-metragens cuja première nos Estados Unidos ocorre durante o festival:

2 Days In Paris (Deux Jours à Paris) - foto acima -, trabalho no qual a atriz Julie Delpy (estrela dos filmes Antes do Amanhecer e Antes do Pôr-do-Sol) foi responsável pela direção (sua estréia), montagem e produção, além de atuar e compor algumas músicas. A trama trata uma mulher francesa que recebe seu namorado americano em Paris e de como a relação entre ambos é posta à prova.

Já o espanhol Invisibles (Los Invisibles), dirigido pelos espanhóis Mariano Barroso, Isabel Coixet e Fernando León de Aranoa, pelo peruano Javier Corcuera e pelo alemão Wim Wenders, é o tal projeto do ator Javier Bardem que eu comentei em postagem anterior ("Sobre o autor Bardem"). O filme tenta dar voz a problemas mundiais que costumam passar despercebidos pela maioria da população mundial.

Confira a programação completa do Tribeca Film Festival no seguinte link:
http://www.tribecafilmfestival.org/tffprogram07-competition.html